Muito se ouve falar atualmente em Smartphones, mas o que é, para que serve e por que devo comprar? Essa é a pergunta que tenho ouvido muitas pessoas me fazendo, então, conforme prometido, trago à luz as informações mais relevantes sobre Smartphones. O que é Smartphone?
Acho que é justo dizermos que um smartphone é um celular, uma vez que ele engloba essa função, porém, as funcionalidades deste pequeno dispositivo móvel vão muito além disso. Smartphone que traduzindo, significa algo do tipo “telefone inteligente”, é um aparelho celular que engloba muitas das principais tecnologias de comunicação e serviços que temos num computador ou em outros dispositivos, como acesso à e-mails, mensagens instantâneas (como o MSN), internet, GPS, entre outros.
Os Smartphones possuem diversos meios de se comunicar com outros dispositivos através de Bluetooth, infravermelho e internet, com a finalidade de transferir arquivos de vídeo, fotos, música, planilhas, ou até mesmo sincronizar informações com outros programas no computador ou em outros Smartphones. Como um smartphone pode ser útil?
Os smartphones unem basicamente as funções de um PDA com as de um telefone celular de última geração e estão relativamente, cada vez menores e mais simples de usar, pois suas funcionalidades e ferramentas de software estão se assemelhando cada vez mais com as dos sistemas operacionais que usamos nos PCs.
Inclusive alguns rodam versões adaptadas do próprio Microsoft Windows, com office, MSN e companhia. Por ser tão “tudo em um” e ser bem portátil, está cada vez mais se tornando o meio mais viável de se transportar os dados, se comunicar, agendar-se e por aí vai…
Outra característica englobada pelos smartphones, que fazem muito juz ao título, é a capacidade de armazenamento que está cada vez maior, uma vez que além de planílhas, apresentações em slide, e-mails, fotos, eles também permitem gravação de vídeos por longo período de tempo e com resoluções agradáveis o suficiente para assistirmos em um monitor de TV ou de Computador.
São muito extensas utilidades de um Smartphone. Para quem tem rede sem-fio em casa, os Smartphones podem acessá-la e assim, estar conectado à sua rede de internet, ou então pode ser conectado á redes públicas de internet sem fio, como em aeroportos, lanchonetes, universidades, shoppings, etc.
Há, dentre as funções de um Smartphone, ferramentas como GPS, Câmera de vídeo de alta resolução, internet com banda-larga (desde que devidamente acordado com a operadora), Captação de Sinais de TV (embora não sejam todos os modelos de aparelho e que permitam isso), Funcionam como players de vídeo e áudio, podem ser usados com programas como Skype e muito mais.
Vejam as diferença ente celulares e smatphones
Vamos começar pelo contrário pelos telefones comuns. A maioria dos celulares é apenas um telefone, só que móvel. Neles você pode fazer ligações de voz, enviar mensagens de texto SMS, além de, em alguns mais modernos, ter funções como alarme, agenda e até joguinhos. Em alguns casos, o celular tem até acesso à internet utilizando a rede WAP.
Mesmo entre os celulares, digamos comuns, já há recursos de sobra. Os top de linha servem para falar e também para usar diversos recursos multimídia: dá para ouvir música, tirar fotos e até filmar.
Mas se os celulares comuns já têm tudo isso e os Smartphones? Bem, poderíamos arriscar e dizer que esses celulares inteligentes funcionam quase como um computador dentro de um telefone.
Normalmente as principais características de um smartphone são o telado QWERTY (lê-se cuérti), físico ou virtual; acesso a internet por wi-fi ou através da rede 3G; troca de e-mails; câmera fotográfica e filmadora; GPS; grande capacidade de armazenamento; tela sensível ao toque e leitor e editor de documentos. Como acabamos de dizer: é praticamente um computador de mão.
"Geralmente o smartphone tem um display maior e por ter um sistema operacional aberto também tem agregado um grande número de aplicativos para o usuário final", conta Hélio Oyama, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm.
Um outro detalhe que diferencia os smartphones dos celulares comuns são os jogos. Com qualidade cada vez maior, eles impressionam e atraem crianças, jovens e adultos. Outra recurso que aparece com cada vez mais força nos smartphones é a integração com as redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut e outros. "Dentro do mercado de terceira geração há uma proporção de 74% de smarphones contra 26% de celulares", relata Hélio.
A boa notícia é que os preços dos smartphones vêm caindo, e mais e mais gente está abandonando os celulares comuns em busca dos tais "telefones inteligentes". Só nos primeiros três meses deste ano, cerca de 1,2 milhão de smartphones foram vendidos no país; um crescimento de 170% em relação ao mesmo período em 2009.
Um smartphone pode ser bem bacana. Mas, vale a pergunta: Será que você precisa mesmo investir em um? Para ter certeza, é muito importante saber para que o seu aparelho vai servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário